Viagem segura: tudo o que você precisa saber

Final e início de ano é sinônimo de viagem. Afinal, é o momento ideal para aproveitar as férias para tirar aquele descanso merecido. Essa é justamente a época em que as famílias planejam as suas comemorações, seja na própria casa ou em outra região. Sendo assim, é o momento ideal para planejar uma viagem segura.

Seja perto ou longe, o check-up no seu veículo é o primeiro passo que você deve dar quando estiver planejando a sua viagem, inclusive quando envolver terceiros (como a sua família). Afinal de contas, cuidar de quem amamos é oferecer o máximo de segurança. 

Neste artigo, você vai conhecer tudo que precisa para ter uma viagem bem mais segura. Vamos lá?

Entenda qual é a importância do check-up antes de pegar a estrada para ter uma viagem segura

A primeira coisa que você precisa entender é que realizar um check-up preventivo no seu veículo pode ajudar a evitar problemas sérios – como graves acidentes –, o que pode influenciar, inclusive, no seu bolso. Ou seja, realizando uma manutenção antecipada você não será surpreendido com um gasto extra.

Além disso, o check-up não contribui apenas para o veículo ou o condutor, ele é extremamente benéfico para o ambiente, pois ajuda a reduzir as taxas de poluição atmosférica. Assim, você torna a sua viagem segura, mais sustentável e amiga do meio ambiente.

Inclusive, viajar sem realizar as devidas manutenções e revisões necessárias pode ser configurado como um ato de irresponsabilidade por parte do condutor, justamente por colocar sua vida e a de outros em perigo. Por isso, não importa a distância, o período ou o motivo da viagem (a trabalho, estudo, férias etc.), realizar um check-up é extremamente importante.

Aliás, em qualquer tipo de carro, desde os mais modernos até os mais clássicos, o nível de óleo, as condições do motor, os pneus e outros são pontos que devem, obrigatoriamente, passar uma inspeção rigorosa. Principalmente nesta época do ano onde o tráfego nas rodovias brasileiras são bem mais intensos, tornando, assim, essencial que o seu veículo esteja em ótimas condições.

Saiba o que será revisado no checkup

Agora que você já entendeu a importância de realizar um check-up antes de pegar a estrada para ter uma viagem bem mais segura, está na hora de conhecer quais pontos serão revisados durante a sua visita ao mecânico. Vamos lá?

Sistema elétrico

Esse é um dos pontos mais importantes a serem revisados durante um check-up, justamente pela sua importância. Afinal, a sua falta, acredite, só é sentida quando alguma falha é apresentada. 

Logo, a revisão só será completa se o sistema elétrico estiver em ótima condição, pois é justamente ele que dá subsídio para um bom funcionamento dos piscas, dos faróis e de outros componentes. 

Sendo assim, ele é extremamente importante porque, quando estiver com defeito, pode prejudicar a sua visibilidade no período noturno, por exemplo. Por conta disso, não se esqueça do sistema elétrico!

Itens de segurança

Quase todos os condutores levam consigo alguns itens de segurança, como: o macaco, o triângulo e a chave de roda; afinal, são itens extremamente úteis caso ocorra algum tipo de imprevisto no decorrer da sua viagem. 

Porém, não adianta colocá-los dentro do veículo. É necessário que você se certifique que não haja nenhum defeito ou desgaste nos acessórios. Por conta disso, o check-up é a alternativa ideal.

Rodas e pneus

Quando se faz um check-up completo, um item que deve ser revisado com maior atenção é quando envolve os pneus e as rodas. São detalhes minuciosos que precisam ser considerados nessa hora. 

Por isso, mesmo que você não esteja escutando nenhum ruído nas rodas, é fundamental que elas sejam revisadas, principalmente quando uma viagem mais longa estiver sendo planejada. 

Durante a manutenção, o profissional irá averiguar a presença (ou não) de bolhas. Caso apareçam algumas, isso é um indicativo de desgaste, o que, inclusive, pode provocar uma explosão. Além disso, a pressão dos pneus também é verificada.

Alinhamento e balanceamento

É certo que cada modelo de carro tem suas características particulares. As marcas, inclusive, influenciam muito nesses quesitos. Entretanto, por mais que os carros não sejam iguais, todos devem passar por um alinhamento, porque, assim, uma estabilidade melhor estará garantida. 

Um dos maiores índices de problemas de alinhamento, por exemplo, é quando você sente o volante vibrar. Esse é um problema ocasionado, muitas vezes, por alguma batida ou por viagens prolongadas em ruas esburacadas. Logo, o alinhamento e o balanceamento são quesitos obrigatórios na hora do check-up para uma viagem segura.

Sistema de limpeza de vidros

O funcionamento dos pára-brisas é outro fator que deve ser considerado e, por conta disso, revisado durante um check-up. Imagine que você seja surpreendido por uma chuva forte bem no meio da estrada. 

Caso o sistema de limpeza dos vidros esteja apresentando algum defeito, você sairá prejudicado. Por isso, esse sistema deve ser verificado e, quando apresentar falhas, as mesmas devem ser corrigidas na mesma hora.

Nível dos fluidos

Em um check-up, para que haja uma viagem segura, a quantidade e o nível dos fluidos devem ser verificados. Qualquer sinal de vazamento – por menor que seja – precisa ser solucionado de forma devida, pois, assim, muitos problemas na estrada podem ser evitados.

Sempre faça essa verificação, principalmente planejando uma viagem mais longa, pois, nas estradas, o motor dos veículos é exigido além do normal.

Veja como ter uma viagem segura

Uma modalidade que tem crescido bastante nos últimos anos é a proteção veicular. Ela é a melhor escolha para aqueles que querem planejar suas viagens em família sem ter dores de cabeça com possíveis imprevistos na estrada.

A proteção veicular é entendida como um sistema de rateio em que todos os custos de um possível sinistro são divididos entre os associados, onde, cada um terá completa cobertura do serviço contratado — sem burocracias e de forma rápida e prática.
Nós, da Progressiva, atendemos, de forma integral, todos os pré-requisitos legais de funcionamento e prestação de serviços. Quer conhecer melhor como podemos ajudar a garantir uma viagem segura? Então, clique aqui e conheça agora mesmo a proteção veicular da Progressiva.

Por |2021-07-06T18:05:52-03:0028 de janeiro De 2021|Categorias: Dúvidas|0 Comentários

Deixe um comentário!