Proteção veicular para caminhões: o que é e como funciona?

Várias intercorrências acontecem na rotina de um caminhoneiro, desde acidentes na via até assaltos, roubos e demais formas de violência. Por conta dessa série de perigos, a importância de apostar na proteção veicular para caminhões tem se tornado cada dia mais frequente e necessária. Essa é uma ferramenta que traz muitos recursos por conta do trabalho que desempenha.

Porém, diante desse cenário, será que vale a pena investir na proteção veicular? Quais são os benefícios que proporciona para o caminhão e o seu dono? Essas e outras questões serão respondidas ao longo deste conteúdo. Continue conosco e confira!

O que é proteção veicular para caminhões?

Não precisar contratar um seguro, mas saber que o seu caminhão está muito bem amparado. Essa é a forma que a proteção veicular utiliza para garantir abrangência contra: 

  • furtos;
  • incêndios;
  • acidentes;
  • alagamentos;
  • roubos;
  • dentre outros. 

Além dessa cobertura, garante indenização a terceiros, táxi, guinchos e serviços de suporte, como os de hospedagem.

Você pode estar pensando que não há diferenças entre a proteção veicular e a contratação de um seguro, pois, de fato, o funcionamento é muito parecido. Além disso, há a possibilidade de condutor habilitado, seja ele quem for, realizar o cadastro, não tendo nenhum custo por conta disso. Porém, existem diferenças, sim! 

Quais são as principais diferenças entre o seguro e a proteção veicular para caminhões?

As duas maiores diferenças entre essas formas de proteção são as seguintes: na proteção veicular quem oferece o serviço é uma associação especializada e não existe a questão da existência de uma apólice, sendo esta substituída por um contrato de responsabilidade mútua. Essas características inexistem quando se trata sobre seguro veicular.

“Mas como essa proteção veicular é feita?”. Você deve estar se questionando. É simples: essa modalidade acontece quando as pessoas que participam de uma associação criam um grupo comum, onde os custos serão distribuídos de forma igualitária por meio de rateio. No entanto, vale ressaltar que a proteção veicular aplicada aos caminhões não objetiva o lucro. 

Com a formação desse grupo, o valor pago mensalmente acaba se tornando mais barato e o atendimento, logicamente, é realizado de forma mais ágil e rápida, excluindo as burocracias. 

Como se não bastasse, a proteção veicular vai além: ela é capaz de atender aos pontos jurídicos e contábeis dos processos, evitando que o associado tenha problemas.

Como funciona a proteção veicular para caminhões?

Existem diversos problemas ao longo da estrada. Por isso, quando um caminhoneiro sofre alguma situação complicada na via, imediatamente ele tem a possibilidade de acionar a associação a fim de cuidar do acidente. 

Isso promove a verificação do ocorrido e, após a apresentação de todos os documentos necessários, há a recuperação do veículo.

Para garantir máxima cobertura aos caminhões, a proteção veicular conta com vários recursos; entre eles, elencamos os principais:

  • proteção contra incêndios, furtos, roubos e colisões;
  • não precisa ter nome limpo;
  • 24 horas de assistência para táxi, falta de combustível, reboque, socorro elétrico e mecânico e troca de pneus;
  • monitoramento e rastreamento, informando na mesma hora;
  • garantia de tornar mais sustentável a profissão de caminhoneiro, por conta da segurança que este serviço oferece.

Por que é importante na proteção veicular para caminhões?

Hoje em dia, por conta do aumento da violência nas estradas, apostar em uma proteção veicular é essencial para a sua segurança e da carga que está sendo transportada e para o caminhão. 

Para que você tenha uma ideia, segundo a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC), no Brasil, em 2019, houve mais de 18 mil registros de roubos de cargas.

Apostar na proteção veicular promove uma série de vantagens. É devido esse serviço que o profissional pode ficar mais tranquilo para entregar suas cargas, sem se preocupar com os sinistros ao longo da via. Para que você saiba mais, veja os principais benefícios desse serviço:

  • localização do caminhão: com o objetivo de garantir a recuperação em caso de furto ou roubo por meio do rastreamento;
  • facilidade garantida na hora de aderir à proteção: ela já é iniciada a partir do momento em que o contrato é assinado;
  • serviço prático de guincho e reparo no lugar onde for necessário: observando, sempre, a possibilidade de forma técnica;
  • valor do contrato determinado por meio da tabela Fipe: além disso, não há faixa etária estipulada do condutor ou demais variáveis;
  • o valor das mensalidades da proteção veicular acaba sendo mais baixo: quando comparado ao de um seguro convencional.

Essas vantagens mostram que a melhor escolha que você, condutor, pode tomar para garantir à segurança do seu caminhão é apostar na proteção veicular. 

Como funciona o serviço da Progressiva Assistência Mútua?

Aqui, na Progressiva, oferecemos esse serviço de forma singular, garantindo a máxima satisfação dos nossos clientes. Além de uma infraestrutura própria para atender as demandas operacionais e comerciais, estamos preparados para prestar atendimento qualificado aos nossos associados e colaboradores.

Não tem erro: proteção veicular é com a Progressiva. Por quê? Simples:

  • não analisamos o perfil do consumidor (gênero, CEP, idade etc.);
  • não há consulta ao SPC e SERASA;
  • aceitação independentemente do ano de fabricação do veículo;
  • não há necessidade de indicar possíveis condutores do veículo; e
  • aceitação de veículos de transporte por aplicativo, táxi, aluguel etc.

No decorrer deste artigo, procuramos pontuar como funciona e quais os benefícios e vantagens que a proteção veicular para caminhões pode lhe proporcionar. Além disso, mostramos o quão importante ela é para garantir segurança ao longo dos serviços prestados durante o dia a dia. Afinal, como apresentado, o risco de acidentes, furto ou perda é bem considerável e, por conta disso, não pode ser negligenciado de forma alguma. 

E aí, gostou desse conteúdo? Então, aproveite para conhecer tudo sobre a proteção veicular para caminhões da Progressiva!

Por |2021-07-06T18:05:17-03:0028 de janeiro De 2021|Categorias: Proteção para caminhões|0 Comentários

Deixe um comentário!