Manter as crianças e bebês seguros no trânsito é extremamente importante, sendo inclusive, regulamentado através do Código Brasileiro de Trânsito. A Lei nº 14.071/2020 prevê uma série de cuidados para que os pequenos fiquem protegidos durante o transporte. Separamos algumas dicas para que você possa realizar o correto cuidado na hora de transportar crianças e bebês em veículos. 

Lugar de criança é no banco de trás!

As crianças menores de 10 anos são proibidas de ficar no banco dianteiro. O banco e o cinto dianteiro não são adequados para o tamanho de crianças muito pequenas, não proporcionando o correto suporte e segurança necessários para que fiquem protegidos durante o trajeto. 

Bebê conforto

Os bebês de até 1 ano devem ser acomodados em uma cadeira do estilo bebê conforto, que possui formato de concha. Esse equipamento de segurança deve ser posicionado de maneira em que o bebê fique de costas para o banco dianteiro, sendo transportado no sentido contrário ao movimento do veículo. A fixação do bebê conforto é feita de acordo com a orientação do fabricante e deve ficar firme para que não saia do lugar. 

Cadeirinha

Crianças a partir de 1 ano até 4 anos devem ser transportadas em cadeirinhas, que são posicionadas no banco traseiro e presas através do cinto de segurança do próprio veículo. 

Assentos de Suporte

Crianças mais velhas, de 4 a 7 anos, podem ser posicionadas no banco traseiro com assentos de suporte, que regulem sua altura para o correto posicionamento do cinto de segurança. Crianças entre 8, 9 e 10 anos, que já tenham estatura maior, podem ser acomodadas diretamente no banco traseiro, desde que com o cinto de segurança bem regulado e preso ao corpo. 

Crianças em motocicletas: pode ou não pode? 

É proibido o transporte de crianças menores de 10 anos em veículos de duas rodas, pois estas não têm plenas condições de manter-se seguras e protegidas neste tipo de meio de transporte. 

Cuidado com os brinquedos e itens ao alcance de crianças

Itens e brinquedos de materiais duros ou pontiagudos que possam causar algum tipo de ferimento por conta de colisões ou mesmo por conta dos movimentos do veículo devem ser evitados. Prefira oferecer às crianças brinquedos em materiais macios, como brinquedos de pelúcia ou tecido, por exemplo.