Nos últimos meses, uma das maiores preocupações dos motoristas é com o constante aumento no preço dos combustíveis.  Com tantas mudanças e oscilações nos valores da gasolina, etanol e diesel, é importante adotar medidas que ajudem a economizar combustível para evitar prejuízos ainda maiores. Separamos algumas dicas para você a seguir.  

Saiba o consumo médio de combustível do seu veículo 

A primeira dica é verificar o consumo médio de combustível do seu veículo. Saber qual a quantidade de combustível que o seu automóvel consome por quilômetro ajudará você a se planejar com os valores dos combustíveis. No caso dos veículos flex, pode ajudar a optar entre gasolina ou etanol, considerando o consumo e a diferença de valores entre os dois combustíveis. 

Não deixe o tanque chegar na reserva

O consumo de combustível é ainda maior quando usamos o veículo com o tanque na reserva. Além disso, usar o veículo com o tanque na reserva pode ser muito prejudicial, causando danos e panes no seu carro, além de ser passível de multas, por conta de possíveis obstruções do trânsito ou mesmo acidentes por conta do veículo parado sem combustível. 

Mantenha os pneus sempre calibrados

Pneus murchos podem aumentar o consumo de combustível, pois os pneus precisam estar corretamente calibrados para suportar e dividir o peso do veículo. Portanto, não deixe de conferir se os pneus estão bem calibrados para evitar que o consumo de combustível seja ainda mais acentuado.  

Verifique a troca do óleo do motor 

O óleo lubrificante do motor também é essencial para evitar gastos excessivos com combustível. A dica é realizar a substituição do óleo conforme a indicação do fabricante. Geralmente, é feita a cada 10 mil quilômetros rodados, a depender do veículo e suas condições. 

Preste atenção ao ar condicionado 

O uso do ar condicionado pode afetar o gasto de combustível e isso ocorre de duas maneiras. Nos deslocamentos dentro da cidade, o ideal é reduzir o uso do ar condicionado sempre que possível, então mantenha as janelas abertas quando estiver conduzindo. 

Agora, se estiver em uma estrada, a situação é inversa. Para evitar o consumo elevado de combustível, o ideal é ligar o ar condicionado e manter as janelas fechadas, visto que em velocidades mais altas, como 80km/h, o veículo tende a usar mais combustível para vencer a pressão que o vento que entra pelas janelas faz sobre o automóvel. 

Mantenha a manutenção do veículo sempre em dia 

O melhor meio de evitar gastos, de uma maneira geral, é manter a revisão do automóvel sempre em dia. Veículos que apresentam problemas no motor, freios, velas de ignição e vazamentos tendem a consumir ainda mais combustível, além de acarretar em outros problemas que causam danos e prejuízos aos motoristas. 

Com essas dicas é possível que você consiga economizar combustível e evite gastos ainda maiores com o seu veículo. Quer manter a sua direção ainda mais segura e econômica? Conheça as coberturas da Progressiva